Re-forma


"Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: 'O justo viverá pela fé'." (Carta do apóstolo Paulo aos Romanos, capítulo 1, versículos 16‭ e 17)

Hoje comemoram-se os 500 anos da Reforma Protestante. Mais do que uma data estética, trata-se de um divisor na história em muitos aspectos. Contudo, eu gostaria de destacar brevemente as implicações deste evento histórico para a fé daquele tempo e de nosso tempo.

Dentre vários homens que exerceram um papel singular no que hoje chamamos de Reforma, talvez Martinho Lutero seja o mais conhecido. Monge agostiniano que descobriu pelas Escrituras que o homem só é justificado diante de Deus mediante a fé e nada mais (através do texto que coloquei acima), Lutero fixou, em 31 de outubro de 1517, 95 teses contra a venda de indulgências na porta da catedral do Castelo de Wittenberg, na Alemanha.

Como um bom pastor, no sentido funcional dessa expressão, Lutero foi voz profética em seu tempo, denunciando o pecado e reafirmando a graça de Deus. Seu compromisso com a verdade das Escrituras e sua coragem em denunciar o comércio que era realizado em nome de Deus resultaram no resgate de uma fé genuína para muitos.

Hoje precisamos ser uma igreja em constante reforma. Uma igreja que se re-forma, afinal de contas não se trata de descobrir coisas novas, mas de redescobrir a beleza do Evangelho, tal qual Cristo nos deixou, e assim nossa identidade real Nele.

A reforma é para hoje. É urgente! E o que podemos fazer? Em tempos de mercantilização da fé, falarmos mais da graça. Em tempos de egolatria, falarmos mais de Cristo. Em tempos de recursos se esgotando, apontarmos para a suficiência da fé. Em tempos de relativização da verdade, redescobrimos as Escrituras. Em tempos de holofotes espalhados, levantarmos nossas mãos ao Único que é digno de glória! O Evangelho de Cristo sempre será boas novas para o mundo e o poder de Deus na vida daquele que crê. Aleluia!

Comentários