Amizade

"O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade." (Provérbios 17.17)

Esse é um dos meus provérbios preferidos. Numa outra versão de que gosto diz: "em todo tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão". E amigos verdadeiros são como irmãos mesmo! Eu costumo dizer que um amigo é um irmão que, por uma questão de logística, Deus fez nascer na barriga de outra mãe. Não faz sentido?

A verdadeira amizade não só está presente nos dias de festa, mas principalmente nos dias de luto - cá estou eu humildemente parafraseando Eclesiastes. Embora o luto (incluo aqui todas as dores e dias nublados da vida) tenha o poder natural de despertar compaixão, e talvez muitos, por inveja ou recalque, não celebrem a festa junto, em geral penso que só amigos de verdade conseguem passar os "dias de luto" ao nosso lado. É mais do que um "fica bem" ou "estarei orando": não, tem mais a ver com "estou disponível" e "vamos orar juntos?". Ou seja, são irmãos que, quando mais precisamos, se colocam em nosso lugar, sofrem junto e acreditam em coisas que não conseguimos enxergar através das nuvens negras da dor.

Amigos não são perfeitos. E é bom que não sejam. Amigos "perfeitos" são chatos. Olham de cima, têm sempre uma lição de moral para nos dar. Não sabem só ouvir em alguns momentos, têm que jogar na cara nossos defeitos a todo instante. Ok, tem gente que é amiga de verdade e, algumas vezes, vai agir assim com a gente - ninguém é perfeito, certo? Agora, se ela admite seu defeito menos mal. Já dá para conversar de igual para igual. Mas se toda hora falha e nunca admite seus erros... como manter essa amizade? No final das contas, todos erramos e todos carecemos de alguém para dividir os fardos. Amigos são esses que dividem e suportam a carga da vida junto conosco.

É muito bonito perceber o nascimento de uma verdadeira irmandade - o que acontece após algum tempo partilhando. Não vamos ver isso acontecer muitas vezes ao longo da vida, tenha isso em mente. Geralmente você contará estas vezes utilizando apenas os dedos de uma das mãos. E cabe aqui uma importante reflexão: temos sido verdadeiros amigos? Será que temos atraído as pessoas com amor, paciência e bom humor - como que servindo ao próximo e aliviando suas cargas - ou só esperamos que os outros nos aturem sem oferecer muito em troca? Todos temos algo precioso para oferecer.

Faz parte da amizade o caminhar a segunda milha. Faz parte a risada. O ouvir sem pressa. E muitos pecam aí, só estão focados em si mesmos. Ou muitas vezes esperam mais do que o outro pode oferecer num determinado momento. Sufocam o outro de muitas formas. Isso é ruim também. A amizade é e sempre deveria ser uma via de mão dupla. Naturalmente. Por isso chantagens emocionais e cobranças excessivas não combinam. O caminho é ser amigo como um estilo de ser - e crer que nosso melhor amigo, Jesus (o único perfeito de verdade e que não é chato e nem arrogante), nos trará aqueles poucos mas verdadeiros amigos da vida.

Referências bíblicas auxiliares:
Pv 18.24
Gl 6.2-3

Comentários