Aproximem-se!

"Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem-se e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará." (Tiago 4.7‭-‬10)

Não é fácil vencer o pecado cotidiano. Muitas coisas nos roubam a atenção, nos distraem do que é essencial. Mas não se trata simplesmente de algo externo contra nós - mas sim de nós contra nós mesmos. O pecado sempre nasce em nosso coração. E sempre visa à nossa própria destruição.

Quando menos percebemos, esquecemos quem somos. Envergonhados e acomodados, não encaramos nossos monstros, mas os domesticamos. Não oramos, não lemos a Palavra, não pensamos mais de forma cristã. Por isso tem horas que é preciso trocar a alegria pela tristeza. Deixar a festa do velho homem a fim de vivermos seu luto. Para então vivermos a alegria do Senhor e em novidade de vida Nele.

O texto em questão nos dá basicamente três etapas desse processo:

1. Submeta-se a Deus
2. Resista ao diabo
3. O diabo fugirá de você

Às vezes tendemos a pensar que o primeiro ponto acima já está garantido, mas o segundo é impossível em certas situações. Porém acredito que se trate de causa e consequência. Se estamos fracos no segundo ponto, certamente também o estamos no primeiro. E é urgente que reconheçamos nossa mediocridade em relação a Deus para repararmos essa brecha e avançarmos!

Existe uma promessa muito especial aqui: "Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês!". Isso não é maravilhoso? Não se trata de fórmulas mágicas, nem de força de vontade para mudar o que não gostamos. Trata-se de amor pelo Senhor, de aproximação real, de autenticidade e verdade nessa aproximação. O restante fluirá disso.

Precisamos chegar diante Dele nus - ou seja, despidos das nossas arrogâncias, mentiras que contamos pra nós mesmos e pros outros, das nossas teimosias, da nossa religiosidade. Precisamos chegar ousadamente sabendo que o sangue de Jesus nos deu livre acesso a Deus - ou seja, Ele não estará nos esperando com uma foice na mão.

Finalmente, Deus se aproximará e o diabo fugirá. Não há lugar para os dois. Quanto mais seu espírito estiver ligado Nele, mais sua carne morrerá de fome. É fácil? Não, como disse no início. Mas não é impossível. Às vezes venceremos, às vezes cederemos às pressões. Mas precisamos perseverar todos os dias e, vivendo esse processo, nos percebermos mais e mais próximos do Senhor!

Comentários