Fantasma

"Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: “É um fantasma!”. E gritaram de medo. “Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!”. Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?”." (Mateus 14.25‭-‬26‭, ‬29‭-‬31)

Essa passagem é uma das mais conhecidas de toda a Bíblia e revela o senhorio de Cristo sobre as forças da natureza, tal qual aquela passagem em que Ele dá ordens à tempestade para que cesse. E, de fato, as experiências que temos com Deus ao longo da vida, em que somos desafiados a caminhar sobre o mar das dificuldades pela fé, a depender Dele em circunstâncias improváveis, e em que vemos Sua mão a nos sustentar graciosamente, fortalecem nossa fé.

Mas reparem que interessante a fala dos discípulos quando veem Jesus andando sobre as águas de madrugada: "É um fantasma!". Sejamos sinceros: quem de nós não pensaria o mesmo? Eu, particularmente, ficaria assustado com a cena! Mas será que hoje isso não acontece? Será que muitas vezes não estranhamos o modo de Deus agir apenas porque foge ao convencional? Será que, dentro de nós, não estamos delimitando as possibilidades de atuação do Deus que é indizível e que possui uma sabedoria infinitamente superior à nossa?

Muitas vezes vamos atribuir ações divinas ao diabo ou a forças misteriosas, ou mesmo dar qualquer justificativa humana para o que foge ao nosso controle, justamente por falta de fé. Deus age fora da curva - também. Por vezes veremos Sua ação de forma natural. Em outras vezes desconfiaremos Dele, do Seu modo pouco convencional. E o que aprendemos com essa passagem? Que Ele é digno de confiança, ainda que não entendamos Seus métodos e nem O reconheçamos de imediato nas situações angustiantes.

Pedro temeu num certo momento sim, mas foi mais corajoso do que a maioria de nós teria sido: ele foi ao encontro de Jesus andando sobre as águas! Meus amigos, é isso que Jesus quer! Passos de fé! De ousadia Nele! Se Ele te chama, mesmo que você não compreenda como será, vá! Sua vida não está apoiada nas circunstâncias, ou no plausível, mas no Deus dos Impossíveis que o convida a caminhar pela fé! Se no durante sua fé falhar, Ele lhe estenderá a mão e lhe guardará! E, em tudo, você aprenderá mais Dele e O glorificará!

Comentários