Gambiarra

"Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Como tinha uma serva egípcia, chamada Hagar, disse a Abrão: 'Já que o Senhor me impediu de ter filhos, possua a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela. Abrão atendeu à proposta de Sarai. Ele possuiu Hagar, e ela engravidou. Quando se viu grávida, começou a olhar com desprezo para a sua senhora. Então Sarai disse a Abrão: 'Caia sobre você a afronta que venho sofrendo. Coloquei minha serva em seus braços e, agora que ela sabe que engravidou, despreza-me. Que o Senhor seja o juiz entre mim e você'." (Gênesis 16.1‭-‬2‭, ‬4‭-‬5)

Dizem que uma das palavras "mais brasileiras" que existe é esta: GAMBIARRA. É mais do que improviso, é o nosso jeitinho brasileiro de cada dia para driblar as dificuldades. Estaria sempre relacionada a uma qualidade, não fosse muitas vezes significar um improviso acrescido de falta de ética e prejuízo a terceiros. Às vezes o barato - ou improvisado - sai caro, muito caro.

Sara e Abraão, aquela por impaciência e este por omissão covarde, decidiram que era melhor resolverem as coisas de seu jeito - leia-se: com uma gambiarra - do que aguardarem pelo cumprimento da promessa de Deus. O Todo Poderoso prometeu um filho. "Mas o Senhor me impediu", disse Sara a Abraão. Ela enxergou sua limitação apenas, não as possibilidades pela fé. Ao consentir com a "gambiarra", Abraão foi cúmplice. Ou seja, ambos reduziram Deus a um mentiroso. Ou pior: a um ser sarcástico, que prometia um pirulito pra criança para depois só dar uma careta. Sabemos que Deus não é assim. Porém muitos pensam: "Pra que aguardarmos por uma promessa de Deus se podemos resolver agora mesmo nossos problemas, né?". Só que isso custa caro, muito caro.

A Palavra está repleta de promessas Dele para nós. E toda vez que preferimos desobedecer a Deus, resolvendo as coisas do nosso jeito, vamos colher consequências negativas dessa atitude. Pode ser que num primeiro momento você não perceba, mas as consequências existem e um dia vêm à tona. Por outro lado, quando confiamos em Suas promessas, quando entendemos que Ele é digno de confiança, nós vamos descansar mais, errar menos, sofrer menos, e colher frutos na hora certa. Aguardar por Sua provisão e caminhar debaixo de Sua direção sempre resultarão em alegrias e satisfação plenas. "A bênção do Senhor enriquece e não acrescenta dores", já dizia o provérbio. Ou seja, não dá "curto circuito".

Sara, pouco depois da "gambiarra", percebeu que seu jeitinho estava dando mais dor de cabeça do que alegrias. E foi reclamar com Abraão. Sabe o que o pecado faz com a gente? Nos faz cínicos. E nos joga uns contra os outros. Buscamos culpados, justificativas racionais para nossos erros, quando na verdade precisamos é de um coração arrependido e clamarmos desesperadamente pela misericórdia de Deus - mas com ânimo de mudança, claro, senão é remorso e não arrependimento. Ainda bem que Ele é tão grande e poderoso, e fiel às Suas promessas, que sempre está disposto a continuar escrevendo Sua linda história através de nossas vidas - apesar de nós. Nós somos pequenos, inseguros, desconfiados. Ele, grande em poder e em amor. Fiel, sempre fiel.

Vamos confiar em Seu caráter? Vamos descansar em Sua provisão oportuna? Vamos crer em Suas promessas? Se Ele estiver em primeiro lugar, todo o mais de que precisamos Ele acrescentará. Descanse e caminhe debaixo desta promessa!

Referências bíblicas auxiliares:

Mt 6.33
Pv 10.22

Comentários