Mulher de Fases

"A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada. " (Provérbios 31.30)

Acabei de ler o capítulo 31 de Provérbios, onde estão elencadas as qualidades da "mulher virtuosa", e, ao olhar para o campo 'título' deste post, minha mente caída lembra de quê? Da música "Mulher de Fases" da banda Raimundos.

Sim, eu sei, lamentável! Mas temos que concordar que: a) na nossa vida existem mulheres mais próximas do perfil "mulher de fases" e outras mais próximas do perfil "mulher virtuosa"; b) nenhuma mulher é perfeita, claro que não, assim como nenhum homem é, então talvez a maioria seja uma mescla de ambos os perfis mesmo. E quais seriam estes, analisando a letra da música e o provérbio citados?

Perfil "mulher de fases":
- ruim
- agressiva
- vingativa
- inconveniente
- doida
- carente ao extremo
- faz chantagem emocional
- complicada
- "pelo menos" é gata

Perfil "mulher virtuosa":
- confiável
- bondosa
- habilidosa
- profissional dedicada
- corre atrás do que quer
- cuidadosa com os seus
- inteligente
- empreendedora
- compromissada
- forte
- boa administradora
- se importa com os necessitados
- precavida
- tem bom gosto
- se veste bem
- generosa
- digna
- segura
- fala com sabedoria
- ensina com amor
- se divide em mais de uma
- teme ao Senhor

Agora farei algumas considerações, antes que tirem conclusões precipitadas quanto ao propósito desse post:

1. Sim, a mulher em TPM, como a música sugere, fica com seu humor afetado, e é claro que isso precisa ser compreendido. Contudo, há mulheres que reúnem a maior parte dessas características no seu estado "normal", que não se deixaram lapidar muito pela vida e tem o temperamento extremamente difícil.

2. É certo também que a música retrata a visão machista de um namorado: como se ele fosse um santo e em nada responsável pelas emoções da companheira - e não é assim, concordam?

3. As qualidades da mulher virtuosa são lindas, porém difíceis demais de serem encontradas numa mulher só. Talvez por isso mesmo o autor tenha escrito: "mulher virtuosa quem a achará?". Não se trata só de raridade, mas devemos ter em mente que se trata de um arquétipo com as qualidades desejáveis numa mulher, que devem ser buscadas e valorizadas sim, mas não como uma lista para se completar.

Feitas estas considerações, eu gostaria de fazer algumas perguntas: você, mulher, tem se parecido mais com qual perfil? Ainda que considerando que todas as pessoas possuem qualidades e defeitos, pontos fortes e fracos, potencialidades e medos sabotadores, ainda assim, quem você tem sido para você mesma e para as pessoas ao seu redor?

Que verdade existe dentro de você e que imagem você tem transmitido aos outros? De uma mulher madura emocionalmente ou descompensada? De uma mulher batalhadora ou preguiçosa? E mais importante: quem você quer ser? Ou você está conformada com quem é? Você não precisa ser o que os outros esperam de você e muito menos mudar para atender às expectativas sociais, mas quem você quer ser pra você mesma?

Eu tenho certeza de que muitas mulheres extremamente capazes, talentosas, inteligentes estão lendo estas palavras. E o medo de parecer machista ao escrever para vocês? É grande. Mas tenho coragem e o enfrento, sabem por quê? Porque Deus nos colocou na vida juntos para ajudarmos uns aos outros. Assim como uma visão feminina pode me ajudar a melhorar algumas coisas, uma visão masculina também pode ajudar vocês em outras. E, mais do que uma visão masculina, estou trazendo princípios bíblicos para em cima deles refletirmos juntos.

É provável que você observe tanto características de um perfil como de outro em você. Isso é o esperado. Contudo há características negativas que vocês precisam lutar para mudar, do contrário alguns relacionamentos se tornarão impossíveis - e não falo apenas de relacionamentos amorosos não, mas de encontros na vida com pessoas diferentes. É fácil ter amigas que a apoiarão em tudo que fizerem ou falarem - ainda mais se vocês forem parecidas - contudo precisamos desenvolver certas qualidades para o nosso próprio bem e tendo em vista relacionamentos mais complexos e maduros.

Eu admiro muito mulheres fortes. De certa forma todas são - ainda que nem todas se deem conta de sua força. Mas onde está essa força? Eu acredito que, se por um lado existia uma cultura retrógrada que relegava a mulher a um papel coadjuvante, por outro a cultura atual, muitas vezes, tem desenhado uma mulher que não se valoriza de verdade, que usa da liberdade alcançada contra ela mesma, e que, no final das contas, continua não sabendo se amar. Quem sabe não é momento de redescobrir esse amor?

Pra finalizar, de todas as qualidades da "mulher virtuosa", tem uma que considero essencial, a que puxa a reboque todas as outras: o temor ao Senhor. É buscando o Criador, acima de todas as coisas, que você redescobrirá seu valor - Ele a criou e é quem melhor pode lhe indicar esse caminho. Não se trata de religiosidade, cobranças internas e externas implacáveis, mas de relacionamento. É encontrando a Ele que você se encontrará também. É nesse relacionamento de cura com um Deus que também é feminino que você voltará a acreditar em si e no amor. Ele te conhece como ninguém e tem o melhor pra você! E Ele se conhece tão bem, que sabe que não há limites para o que pode fazer na sua vida e através dela! Amém?

Comentários