Turn Down for What

"Então alguns fariseus e mestres da lei, vindos de Jerusalém, foram a Jesus e perguntaram: 'Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos líderes religiosos? Pois não lavam as mãos antes de comer!'. Respondeu Jesus: 'E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês?'." (Mateus 15:1‭-‬3)

Essa expressão em inglês, popularizada numa música do DJ Snake em parceria com o rapper Lil Jon, literalmente significa algo como "sossegar para quê". Contudo, no Brasil, ganhou o sentido de "segura essa" em memes onde alguém responde com objetividade e até certa espirituosidade a alguma pergunta ou comentário.

De certa maneira, podemos dizer que Jesus aplicou um "turn down for what" nos fariseus. Não por desejo de crescer à custa da humilhação deles, mas porque conhecia sua religiosidade incoerente e uma resposta mais dura foi necessária. Eles estavam preocupados demais com tradições religiosas formais, agindo como fiscais dos outros em cada mínima conduta fora de seus padrões estéticos, contudo abandonaram a essência da fé e da lei deixada por Deus. Seu rigor ascético não fazia deles homens mais fiéis a Deus, não os levava ao encontro do próximo em amor - apenas retroalimentava seu senso de autojustificação e superioridade.

Quantas vezes não somos religiosos ao invés de espirituais? E eu conheço pessoas religiosas - no sentido pecaminoso mesmo - dentro e fora dos "padrões". Algumas que fazem tudo conforme se espera - e ainda assim não estão servindo a Deus. E também pessoas que fogem dessa hipocrisia das aparências mas caem em outra - a hipocrisia de um discurso religioso descolado aliado a uma prática de vida totalmente carnal. O que Deus quer de nós é verdade inteira. Somos falhos, claro, mas é preciso coerência e um coração humilde para O agradarmos.

Quando nossa religião íntima nos faz curvar ao nosso próprio umbigo ela é má - não importa o quão boa pareça. Já a verdadeira religião nos faz curvar perante Deus e Sua vontade - o que nos tornará humanos e reconhecedores de toda lei de Deus, e não apenas do que nos é conveniente. Jesus é uma pessoa e, como tal, deseja se relacionar conosco. E não importa quanto tempo você tenha de igreja: Ele continua querendo se relacionar com você! O que o atrapalha hoje? Deixe Jesus ser quem Ele é na sua vida. Reconheça-O como Deus e Senhor. Não faça queda-de-braço com Ele: essa batalha você já perdeu.

Comentários