Presença de Jesus

"No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo. Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles. Perguntaram-se um ao outro: 'Não estava queimando o nosso coração enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?'"(Lucas 24.14‭-‬16‭, ‬30‭-‬32)

Os dois discípulos no caminho de Emaús não reconheceram de imediato que era Jesus quem caminhava com eles. Provavelmente o próprio Deus impediu seu discernimento num primeiro momento. Mas em sua busca por compreender os acontecimentos, discorrendo sobre a vida e sobre a fé, na consolação mútua, Jesus se fez presente. E aqueceu o coração deles, como reconheceram depois. Mais tarde, no partir do pão, com Jesus à mesa, seus olhos se abriram para reconhecer o Cristo ressurreto.

Tal evento nos revela o quanto Deus aprecia se manifestar aos Seus em meio à comunhão dos santos. O quanto a presença de Jesus é uma realidade quando conversamos sobre as coisas de Deus. E o quanto ela é percebida quando acolhemos os necessitados de viagem - que seja a viagem da vida - e repartimos o pão com eles. Revela o quanto Jesus é simples, amigo, cotidiano, o quanto Ele ama compartilhar. Quantas vezes Jesus partiu o pão com os discípulos durante o ministério Dele? Pare pra pensar. Diversas vezes! E é essa memória de uma caminhada de intimidade que nos fará reconhecer a presença real do Jesus vivo em meio aos dias de luto.

Comentários