Sal e Luz

"'Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. 'Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus." (Mateus 5.13‭-‬16)

O sal salga. A luz ilumina. Óbvio? Com certeza. Porém muitos cristãos relutam em agir conforme sua nova natureza em Cristo. Sabem que foram chamados para amar o próximo, praticar a justiça, chorar com os que choram, falar a verdade, detestar a fofoca, alimentar o faminto, colocar seus dons à serviço da sociedade. Conhecem Jesus, único caminho para Deus, mas escolhem não falar para as pessoas sobre isso para não incomodá-las. Negam sua fé sem negar suas proposições. São religiosos; sim, não faltam um culto. Porém preferem ser mais um no mundo.

Sal tem que salgar. Na época de Jesus, o sal que não salgava - pois estava contaminado - era usado para pavimentar estradas, por isso Jesus disse que serviria apenas para ser pisado pelos homens. Porém este sal não estava em consonância com seu sentido de ser. Na prática, é como se não fosse sal.

E a luz? Se escondida debaixo de uma vasilha, de que adiantará? O propósito da luz é iluminar, permitir que as pessoas enxerguem o mundo ao seu redor de forma útil, caminhem de forma segura, percebam as cores e assim a poesia da vida. Sem luz ficamos perdidos. Sem luz não nos enxergamos. Se somos luz, precisamos fazer a diferença. Aonde formos, iluminarmos com a graça. Revelarmos Jesus.

Comentários