Solus Christus

"Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar." (Mateus 11.27)

Um dos Cinco Solas, frases que expressam o ideal protestante na Reforma, é o Solus Christus - ou, em português, Somente Cristo. Segundo esta frase, a salvação não se dá através de nenhum outro mediador entre Deus e os homens que não seja Cristo Jesus.

Esta passagem em questão é uma das bases bíblicas para esta afirmação. Deus, na Eternidade, elegeu por Sua livre e espontânea vontade os homens que lhe pertenceriam, sendo salvos do Juízo por seus pecados. Foi por isso que Deus Pai, dentro da economia soteriológica, entregou ao Filho a missão de resgatar os eleitos. E é desejo de Cristo que estes conheçam ao Pai. E qual o meio, escolhido por Deus, para isso acontecer? A fé em Cristo.

O contexto da passagem nos mostra Cristo no controle daqueles que seriam salvos, contudo também como Justo Juiz dos que O rejeitavam. A autoridade de Jesus para salvar e para condenar é desprezada pelo homem pós moderno. Já as falsas crenças de que todos os caminhos levam a Deus, ou de que seremos salvos se formos "boas pessoas", ou ainda de que não precisamos ser salvos de nada pois Deus não passa de uma piada, não isentarão o homem no Dia do Juízo. Neste, ou teremos Cristo como nosso justificador, ou não teremos nenhum benefício. Ou serão apresentadas a nosso favor as obras de Cristo, ou as nossas obras nos condenarão - não há escape fora Dele.

Comentários