Arrependimento, Perdão e Graça

"Pedro respondeu: 'Homem, não sei do que você está falando!'. Falava ele ainda, quando o galo cantou. O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: “Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes”. Saindo dali, chorou amargamente." (Lucas 22.60‭-‬62)

Pedro negou a Cristo três vezes, como Jesus havia falado. Pedro não acreditava que isso aconteceria, porém Jesus sabia. O que isso significa? Que Jesus nos conhece melhor do que nós mesmos. Que Ele sabe das nossas fraquezas, limitações, sabe do nosso futuro, que nada que façamos ou não O surpreende. E mesmo assim, apesar de nós, Ele nos ama! Que amor tão grande!

Pedro, caindo em si, chora amargamente. Infelizmente muitos de nós não choramos mais pelo pecado cometido, não nos incomodamos mais quando confrontados pela Palavra de Deus. Muitos já banalizaram a graça, justificando seus erros ao dizer tranquilamente que "pecar é humano, mas que bom que Deus perdoa". A frase é correta, realmente é verdadeiro isso, mas se o pecado não nos incomoda mais, se não lutamos mais contra ele, se não choramos por saber que entristecemos ao nosso Deus, há algo de muito errado em nós! Se o Espírito Santo habita em nós, como não nos incomodar?

Cristo é poderoso e grande em amor para nos perdoar! Glória a Deus por isso! Mas precisamos nos arrepender de verdade, precisamos detestar o mal, precisamos nos sentir constrangidos sim - e é isso que o Espírito Santo faz em nossos corações. É Ele que nos convence do pecado. E é Ele que ministra cura aos nossos corações através do perdão de Cristo. Eu sou grato por servir a um Deus que me ama como sou - mas que não me deixa como estou! Sou grato pela graça que me salva da condenação eterna, mas também é poderosa para me salvar de mim mesmo todos os dias.

Comentários