Arrogância

"Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito. (...) O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos. (...) É melhor ter pouco com retidão do que muito com injustiça. Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos." (Provérbios 16.1‭-‬2‭, ‬5‭, ‬8‭-‬9)

Eu acho graça quando vejo homens e mulheres confiando demais na força de seu próprio braço. Ou fazendo muitos planos sem consultar ao Senhor, como se a vida dependesse unicamente de suas vontades! É a arrogância humana que constrói torres de Babel o tempo inteiro, assumindo o lugar de Deus em suas próprias vidas e, não raramente, na vida de outros! Mas de nada vale nossa arrogância quando Ele nos mostra que, em última instância, nosso futuro não está em nossas mãos, não mesmo!

É claro que é bom se planejar, empreender, se conhecer e agir sabiamente a partir disso, se reinventar quando preciso, trabalhar duro por objetivos e metas estipulados. Isso tudo faz parte da capacidade que o próprio Senhor nos deu - e deve ser usado da melhor forma possível para fins sublimes. Porém não podemos esquecer: 1) devemos consultar ao Senhor e depender Dele em tudo que formos fazer, reconhecendo Seu senhorio; 2) o propósito maior deve ser a glória Dele, não a nossa.

Tendo isso em mente, e temendo ao Senhor verdadeiramente, permaneceremos firmes a despeito das circunstâncias. Nossa vida não estará edificada sobre fundamentos humanos, mas sobre Cristo que é a Rocha Inabalábel. É Ele que nos garante até o fim.

Referências bíblicas auxiliares:
Sl 33.16-19
Mt 7.24-27

Comentários