Reconciliação

"'Cheguem mais perto', disse José a seus irmãos. Quando eles se aproximaram, disse-lhes: 'Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito! Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês'. (...) 'Assim, não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus. Ele me tornou ministro do faraó, e me fez administrador de todo o palácio e governador de todo o Egito.' (...) Então ele se lançou chorando sobre o seu irmão Benjamim e o abraçou, e Benjamim também o abraçou, chorando. Em seguida, beijou todos os seus irmãos e chorou com eles. E só depois os seus irmãos conseguiram conversar com ele. (...) Depois despediu-se dos seus irmãos e, ao partirem, disse-lhes: 'Não briguem pelo caminho!'." (Gênesis 45.4‭-‬5‭, ‬8‭, ‬14‭-‬15‭, ‬24)

Definitivamente eu não consigo reler a história de José e, ao chegar nesta parte de sua reconciliação com seus irmãos, não chorar. É linda a história desse grande homem, é lindo ver o que Deus fez através dele! Quantos na mesma situação não pagariam o mal com mal? Quantos, por muito menos, tendo poder nas mãos, não descarregam nos outros suas frustrações e mágoas furiosamente? Mas José temia ao Senhor.

Esta cena não fala apenas da reconciliação de José com seus irmãos, mas sobretudo da reconciliação deste com seu passado. Não é simples ter de lidar com traição, ainda mais vindo de pessoas da mesma casa. Contudo, a despeito dos erros de seus irmãos, José compreendeu que Deus tinha planos maiores - e Ele usou todas as coisas para realizar Seus propósitos eternos. Como isso fala ao meu coração! Quantas vezes não entendo Seus caminhos, mas me vejo desafiado a confiar em Sua sabedoria e provisão!

O propósito era e continua sendo o mesmo: preservar vidas. Deus trabalha duro na vida da gente: prova nosso caráter em meio ao fogo, exercita nossa paciência e dependência Dele, nos faz sofrer resistências e perseguições diversas, nos permite lidar com a privação e a tentação vil, nos confronta com nossas memórias mais dolorosas. Mas enfim nos mostra: "Eu estava te preparando para este momento, Meu filho, para esta obra". E nos faz repartir o que importa da vida até com aqueles que nos "venderam". Através de Sua obra em nós, o Senhor preserva a nossa própria vida, a vida dos que estão ao nosso redor e a vida de muitos - talvez nunca tenhamos noção de quantos. Nem sempre vamos enxergar isso, mas precisamos confiar Nele.

E José ainda diz aos seus irmãos que retornavam para dar a notícia ao pai: "não briguem pelo caminho"! Que interessante! Ele conhecia bem seus irmãos, e assim demonstrava uma grandeza e uma maturidade sem igual. Era o mais novo, exceto por Benjamim, porém mostrou a sabedoria de um primogênito. Querido(a), guarde bem isto: Deus não te colocou na sua família por acaso, no seu trabalho por acaso, não permitiu o que permitiu na sua vida até aqui por acaso. Existe um propósito maior. Existe uma sabedoria maior - a despeito dos erros cometidos. Confie Nele e aja como um filho mais velho deveria agir! Permita que Nele seu passado e seu presente se reconciliem - a fim de que todos desfrutem de um futuro abençoado!

Comentários