Definitivamente eu não consigo reler a história de José e, ao chegar nesta parte de sua reconciliação com seus irmãos, não chorar. É linda a história desse grande homem, é lindo ver o que Deus fez através dele! Quantos na mesma situação não pagariam o mal com mal? Quantos, por muito menos, tendo poder nas mãos, não descarregam nos outros suas frustrações e mágoas furiosamente? Mas José temia ao Senhor.
Esta cena não fala apenas da reconciliação de José com seus irmãos, mas sobretudo da reconciliação deste com seu passado. Não é simples ter de lidar com traição, ainda mais vindo de pessoas da mesma casa. Contudo, a despeito dos erros de seus irmãos, José compreendeu que Deus tinha planos maiores - e Ele usou todas as coisas para realizar Seus propósitos eternos. Como isso fala ao meu coração! Quantas vezes não entendo Seus caminhos, mas me vejo desafiado a confiar em Sua sabedoria e provisão!
O propósito era e continua sendo o mesmo: preservar vidas. Deus trabalha duro na vida da gente: prova nosso caráter em meio ao fogo, exercita nossa paciência e dependência Dele, nos faz sofrer resistências e perseguições diversas, nos permite lidar com a privação e a tentação vil, nos confronta com nossas memórias mais dolorosas. Mas enfim nos mostra: "Eu estava te preparando para este momento, Meu filho, para esta obra". E nos faz repartir o que importa da vida até com aqueles que nos "venderam". Através de Sua obra em nós, o Senhor preserva a nossa própria vida, a vida dos que estão ao nosso redor e a vida de muitos - talvez nunca tenhamos noção de quantos. Nem sempre vamos enxergar isso, mas precisamos confiar Nele.
E José ainda diz aos seus irmãos que retornavam para dar a notícia ao pai: "não briguem pelo caminho"! Que interessante! Ele conhecia bem seus irmãos, e assim demonstrava uma grandeza e uma maturidade sem igual. Era o mais novo, exceto por Benjamim, porém mostrou a sabedoria de um primogênito. Querido(a), guarde bem isto: Deus não te colocou na sua família por acaso, no seu trabalho por acaso, não permitiu o que permitiu na sua vida até aqui por acaso. Existe um propósito maior. Existe uma sabedoria maior - a despeito dos erros cometidos. Confie Nele e aja como um filho mais velho deveria agir! Permita que Nele seu passado e seu presente se reconciliem - a fim de que todos desfrutem de um futuro abençoado!
Comentários
Postar um comentário