E o Senhor Estava Com Ele

"Por isso o faraó lhes perguntou: 'Será que vamos achar alguém como este homem, em quem está o espírito divino?'." (Gênesis 41.38)

Nesta passagem, vemos Deus honrando José. Mas não foi fácil chegar até ali. Confira o resumo.

Após ser vendido como escravo pelos seus irmãos, José vai servir na casa de Potifar e ganha a confiança deste. Sendo assediado pela mulher de seu senhor e recusando-se a deitar com ela, José foge - mas ainda assim é incriminado e preso injustamente. Na prisão interpreta os sonhos de seus companheiros, mas é esquecido. Até que o próprio Faraó tem sonhos que ninguém consegue interpretar - exceto José, inspirado por Deus. Reconhecido por sua sabedoria sobrenatural, José é elevado ao posto de governador do Egito - ficando somente abaixo de Faraó em autoridade.

E sabe o que é interessante? É que do início ao fim dessa biografia lemos na Bíblia a frase "e o Senhor estava com ele" ou alguma bem parecida. Releia sua história e repare nisso. Tanto nos momentos em que teve algum reconhecimento quanto nos de aparente fracasso, o Senhor estava com José. E, sim, essa frase aponta de certa forma para a fidelidade de José, que recebia a aprovação do Senhor, porém mais ainda para a fidelidade do Senhor, que não importa o contexto estava ali. Sim, estava guardando, ensinando, forjando um caráter, provando a sinceridade de sua fé, dando oportunidades para testemunhar, revelando Sua graça suficiente. Aleluia!

Servimos a um Deus que nos guarda e ensina, mesmo em meio às adversidades. Mesmo quando parece que tudo saiu do controle, ainda assim Ele está junto da gente. Dando-nos a convicção de que nada nos faltará, de que estamos seguros Nele e de que Ele vê cada uma das injustiças que sofremos. Nada, absolutamente nada, foge ao Seu controle! E mais do que isso: somos abençoados e vencedores em todas as coisas! Glória a Deus! Até quando não "temos", temos sim - e muito - Nele! O que parece caminho torto é um caminho perfeito se estamos Nele.

E o que concluímos de todo esse aprendizado? Tudo pode nos faltar, menos o Senhor. Como diz o salmista, se Ele está conosco, não precisamos temer o que os homens podem fazer contra nós. Se o Senhor está conosco, não precisamos temer o futuro.

Referências bíblicas auxiliares:
Gn 39.20-23
Sl 118.6 

Comentários

Postar um comentário