Integridade

"Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?'. Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela." (Gênesis 39.9‭-‬10)

José é um dos personagens bíblicos que mais admiro, tanto por ter sido um sonhador como por sua integridade. Ele teve muitas oportunidades para se retrair, desistir da vida e das pessoas, abandonar a fé em meio a momentos confusos, ceder a pressões e se corromper. Mas não o fez. Por quê? Porque José temia a Deus.

Após as diversas insistências da mulher de Potifar, José deu uma resposta perfeita: "Como poderia eu cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?". Isso mostra que ele não achava o pecado algo bonitinho e banal, mas perverso, vil, feio. Quantos, por se afastarem de uma comunhão íntima com Deus, e se entregarem às vontades pecaminosas de seus corações, restaram com suas mentes cauterizadas para perceber quão feio o pecado é. E banalizaram o que é perverso. É igual ao espectador que de tanto ver violência e corrupção no noticiário da TV já nem se importa mais, considera algo comum e corriqueiro. Porém não pode ser assim. Precisamos estar ligados ao Senhor para Nele sentirmos quão vil o pecado é.

José se preocupava também com sua relação com Deus e a glória Dele. Ele não só fugiu do pecado pois este era em si mesmo perverso, mas porque sabia que era uma afronta ao Senhor. Muitos fogem do pecado meramente por culpa, ou por receio de um castigo divino. Devemos temê-Lo tendo em vista Sua severidade sim, porém melhor seria se nossa resposta de obediência fosse por amor, vontade de agradar ao nosso Pai, zelo por Sua glória. Quem ama procura honrar e agradar a quem ama - e isto não lhe pesa. Apesar dos defeitos que temos, nos esforçamos ao máximo por quem é alvo do nosso amor. José era humano como todos nós, mas não negociou sua fé, sua integridade, seus sonhos. Isso porque amava a Deus acima de todas as coisas.

José evitou ficar perto da mulher de Potifar, ou seja, das ofertas más. E sabemos que depois preferiu sair correndo quando agarrado por esta. Muitas vezes é o melhor a se fazer. Fugir de situações comprometedoras, de relacionamentos que têm servido de pedra de tropeço, de negociações com vícios éticos evidentes, de lugares comuns que pra você acabam por se tornar abismos. O autoconhecimento aí pode ser muito útil, pois nos faz ser extremamente realistas quanto a onde devemos ou não estar. Mas nada substitui um coração no Senhor, que não só nos tirará dos lugares errados, mas nos colocará no centro de Sua vontade. Por isso José, com todas as adversidades que enfrentou, chegou onde Deus o queria. Por isso estamos hoje, milhares de anos depois, falando ainda de seu bom exemplo.

Comentários