O Engano do Universalismo

"Respondeu Jesus: 'Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim'." (João 14.6)

Existe uma heresia antiga, que recentemente foi retomada por alguns pastores e teólogos liberais, chamada de Universalismo. Segundo esta, nenhum dos seres humanos será condenado no Juízo Final, mas todos serão salvos. E não importa se creram ou não em Jesus. Para os defensores dessa heresia, a verdade é relativizável. Para eles, um Deus que só salvasse quem cresse Nele seria um deus tirano.

Acontece que a Bíblia afirma categoricamente o contrário. Ela afirma que: 1) nem todos serão salvos; 2) só quem crer no Senhor Jesus será salvo. Não há como relativizar isso. Só que parece que a Bíblia deixou de ser a regra de fé de muitos, infelizmente. Parece também que Deus é nosso devedor e nós Seus credores. Que Ele tem a obrigação de salvar a todos, do contrário seria mau. Mas esta é a maior mentira que já contaram!

Se Deus fosse obrigado a salvar, já não seria graça. Contudo, Jesus se ofertou voluntariamente para que "todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16)! Foi por amor, não por obrigação. Todos nós pecamos e merecíamos o inferno! Todos, sem exceção! Então se Ele decide que salvará alguns, e por meio da fé, Ele não é injusto nisso. Ele é Deus, sempre justo e sempre bom. Grande em misericórdia, pois não merecíamos nada! Ou melhor, todos merecíamos a condenação eterna.

O problema é que essa mensagem incomoda. Diz aos homens que: 1) precisam se submeter, sim, ao único Deus; 2) e, considerando que existe um Deus, não podem continuar vivendo como se Ele não existisse. A partir do momento em que você diz "tudo bem, crendo ou não, você será salvo", você na verdade está dizendo "pode continuar vivendo como quiser, pode crer ou não crer se quiser também, porque no final das contas todos serão salvos" e assim você está fazendo um evangelismo ao contrário sem perceber! "Ah", muitos dirão, "mas esses pastores convidam as pessoas para conhecer Jesus". Sim, eu sei. Mas um Jesus tão bonzinho, tão bonzinho, que é conivente com o mal, que disse que só através Dele chegaríamos a Deus mas na verdade estava blefando, porque todos os caminhos levam a Deus! Será que estamos falando do mesmo Jesus?

Fiquem atentos, queridos irmãos! São muitas as mentiras que têm sido contadas nestes dias. Heresias disfarçadas de discursos inteligentes, humanistas, conciliadores. Mas que no final afastam mais as pessoas de Deus do que aproximam. Igreja boa não é igreja lotada, mas igreja que prega o verdadeiro Evangelho de Cristo. Que não relativiza a Verdade só para agradar aos ouvintes. Muitos, por beberem de muitas fontes, mas não da Palavra, têm acreditado em idéias erradas e até defendido estas idéias entre irmãos. Que possamos pregar o verdadeiro Evangelho, pois o mundo e a igreja precisam dele! Que apresentemos Cristo, único caminho, às pessoas!

Referências bíblicas auxiliares:
Jo 11.25-26
Lc 13.22-27
Rm 10.9

Comentários