Vale a Pena Ser Cristão?


Nem sempre vale a pena ser cristão. Sim, é isso mesmo que você está lendo! Se você é cristão apenas por aderir a uma confissão religiosa (afinal, é importante ter uma religião, não é o que dizem?), apenas por uma tradição familiar, apenas pra se sentir aliviado de suas culpas, ou porque acha que é o que Deus espera de você, tenho más notícias. Você está abrindo mão de muito por pouco.

Melhor abrir os braços ao mundo e viver tudo de que se tem vontade! Pra que ser tão bonzinho se as pessoas do mundo não perdoam nada? Pra que ser tão certinho, se ninguém é perfeito? Chega de vestir uma máscara, chega de ser feito de idiota! Pra que tentar resolver os problemas das pessoas se mal você consegue resolver os seus? Pra que deixar de encher a cara se assim te der vontade? Deus tem mais o que fazer do que se preocupar com isso! Seja livre do seu jeito! Olha de quanta coisa você está abrindo mão!

Se você quer transar com quem te dá na telha (literalmente ou não), o que a igreja tem a ver com isso? Transe! Afinal, a vida é uma só, certo? Por que os outros podem ser felizes e você não? Faça amor, só não faça guerra! Se você está infeliz no casamento, se enjoou da cara do seu cônjuge, se separe! Que se dane o que a religião diz, o importante é ser livre! Se você prefere ler 50 Tons de Cinza do que a Bíblia, o que os outros têm com isso? Aliás, dizem isso e aquilo da Bíblia, mas quem vive tudo o que ela diz? Desde que façamos o bem ao próximo, o resto é conversa - mas que não pisem no seu calo, claro!

Nem sempre vale a pena ser cristão. Ou melhor, talvez não valha a pena mesmo! Mas só não vale se você nunca se converteu de verdade. Sim, é isso mesmo que você está lendo! Porque, se você se converteu, ah, se você se converteu, a história é outra! Por isso eu não acredito em nada do que escrevi nos dois últimos parágrafos. É incompatível. Se você se converteu, em primeiro lugar: você acredita no que a Bíblia diz. E se ela está certa, e se Deus realmente é quem a Bíblia diz que é, e se a vontade Dele é realmente o que está escrito ali, então eu não posso fingir que se trata apenas de religião. Então eu não posso viver do meu jeito, mas preciso viver do jeito Dele! Segundo lugar: você ama a Deus mais do que tudo. E, se ama, esse é um caminho sem volta.

Nesse caso, vale a pena ser cristão. Vale a pena renunciar tudo por amor a Cristo, pois Ele é a pessoa que mais amamos na vida! E, se eu amo, eu quero agradar, eu quero viver pra Ele, eu quero contar pra todo mundo desse amor! Se de fato eu me converti, isso significa que minha natureza foi mudada. Não tenho mais prazer no mundo, nos seus prazeres efêmeros, na sua falsa sensação de liberdade, mas meu maior prazer está em Deus. Sim, sou um ser humano como qualquer outro, vou errar, vou me inclinar para o que não presta às vezes. Mas vou me arrepender profundamente, pois detesto entristecer meu Pai, detesto desonrar Jesus, o maior amor da minha vida! Sim, sempre vou me arrepender, pois o Espírito Santo habita dentro de mim. Não se trata de pressões de fora pra dentro, mas de algo que acontece dentro da gente primeiro. A gente redescobre a vida, sabe?

Enfim, nem sempre vale a pena ser cristão. Se você é cristão por fora, mas não por dentro, não vale a pena. Ih, perda de tempo! Como alguém já disse, você nem será completo lá, e nem será completo aqui. Você será uma pessoa dividida. Mas se você compreendeu a mensagem da cruz e é de Jesus de verdade, então ser cristão é um privilégio pra você: que se sente honrado ao ser chamado pelo nome Daquele que o salvou! Você encontrou a pérola de maior valor! Isso é muito mais do que religião. Você vai ter prazer em ser cada vez mais parecido com Ele - até o dia em que a história se consumar e você O encontrar com lágrimas de alegria no rosto! Contudo se você O rejeitou e viveu só pra você toda sua vida, ok, mas talvez não sobre vida depois. Sinceramente, isso seria muito triste - se é que a Bíblia tem razão. Enfim, tome sua decisão. Só não viva nada pela metade. Não se contente com pouco e nem se engane, ok?

Comentários