A Disciplina da Confissão

"Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia." (Provérbios 28.13)

A confissão é uma das disciplinas espirituais mais importantes, porém uma das menos compreendidas ou buscadas. E por que será? Tem uma palavra que explica parte disso: orgulho.

O máximo que pudermos vamos negar que estejamos passando por algum problema ou cometendo algum pecado. "Precisamos" nos mostrar fortes o tempo inteiro para as pessoas, como se demonstrar alguma fraqueza fosse fazer de nós pessoas piores. TODOS temos fraquezas. O problema é que quanto mais as escondemos de nós, de Deus e dos outros, mais elas se fortalecerão, virando um gigante dentro de nós. Bem protegido, esse gigante será alimentado e nos matará silenciosamente.

O que precisamos fazer?

1. Admitir para nós mesmos nossos pecados e falhas. Se fazemos vista grossa para nossos erros, se os achamos naturais, como poderemos ser perdoados e tratados? É necessário que primeiro admitamos estes erros, para que o caminho para o arrependimento se abra.

2. Precisamos confessar a Deus nossas faltas: desde inclinações pecaminosas que nos fazem pecar intimamente, até ações concretizadas no mundo exterior que desonram a verdade da Palavra. Tudo isso é pecado, tudo isso ofende a santidade de Deus, e é por estas coisas que os homens serão condenados. Confessar não é só admitir que se erra, mas nomear cada pecado que se tem consciência e sinceramente dizer que se arrepende por eles. E pedir ajuda, mesmo se sentindo fraco. Do contrário continuaremos "ocultando" o que deve ser trazido Àquele que é A Luz.

3. Precisamos, muitas vezes, confessar nossos pecados a irmãos na fé. Aí é que muitos travam. Admitir erros e pedir perdão a Deus, ok. Mas por que admitir pecados a pessoas tão pecadoras quanto eu? Eu poderia te responder simplesmente "porque a Bíblia recomenda que você faça isso" e isso bastaria. Mas eu acredito que, como está escrito em Tiago, há uma cura que Deus realiza dentro de nós nesse processo. Cada vez que nomeamos a outro nossos gigantes interiores, estes perdem força. Se tornam menores. E damos ao outro a oportunidade de orar conosco, compartilhar alguma experiência pessoal, dividir conosco um fardo. E isso nos edificará! Devemos confessar a qualquer outro? Não, mas a pessoas maduras e que também têm buscado esse caminho de santificação.

Não existem pessoas perfeitas, se lembre disso, mas pessoas que, ao admitirem suas falhas, entregam cada vez mais de si ao Senhor. O orgulho é um grande inimigo nesse processo de conversão diária. Porém é preciso abandoná-lo para prosseguirmos. Liberdade verdadeira é liberdade para dizer não ao que rudemente quer nos escravizar - e desamarrados de nossos orgulhos prosseguimos a cada dia rumo à imagem de Cristo.

Referências bíblicas auxiliares:
Tg 5.16
1Jo 1.8-9
Ef 5.5-6
Sl 32.5

Comentários