O Problema da Mariolatria

"Enquanto Jesus dizia estas coisas, uma mulher da multidão exclamou: 'Feliz é a mulher que te deu à luz e te amamentou'. Ele respondeu: 'Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem'." (Lucas 11.27‭-‬28)

Esse é um assunto polêmico, eu sei. Mas diante de um texto como esse, achei oportuno tocar nele. Muitos evangélicos não têm sabedoria ao abordar a questão e acabam por fecharem o canal de comunicação com outras pessoas.

Eu tenho um carinho grande por Maria, mãe de Jesus! Sua história de obediência a Deus é muito linda. Ela é - ou pelo menos deveria ser - uma referência para todos os cristãos. Contudo, claro, eu não confundo seu papel significativo na história, seu legado de obediência. Sei que foi e é humana - e, como tal, tão carecedora de graça e de salvação quanto qualquer outra pessoa. O único humano perfeito foi Cristo, apenas Ele. Reconhecer isso não diminui Maria, de forma alguma! Mas nos faz reconhecer que ela não pode perdoar pecados, atender orações, realizar milagres - só Deus pode. Há pessoas que confundem as coisas. Seu legado é único, seu exemplo inspirador. Mas ainda assim tudo que viveu foi pelo poder de Deus agindo em sua humanidade limitada. Não podemos colocar nada nem ninguém no lugar de Deus - o nome disso é idolatria.

No texto em questão vemos um perigo sutil e uma resposta apropriada de Cristo. A mulher na multidão não disse nada errado propriamente, mas talvez no contexto sua fala representasse uma valoração excessiva de Maria, o que certamente Jesus sondou e por isso lhe respondeu da forma como respondeu. O maior valor de Maria foi ter obedecido - sim, sua obediência resultou em algo magnífico, mas o que foi gerado nela o foi pelo Espírito Santo, e não por uma capacidade especial para "gerar Deus". Deus é Deus, Jesus já era Deus, desde a Eternidade. Assim, o que vale guardarmos é seu exemplo de obediência. Da mesma forma, todos nós somos chamados a obedecer - e cabe a Deus o que Ele gerará como fruto dessa obediência. Portanto, sempre, em todo momento, a glória é Dele. E deve ser assim. Maria gostaria que fosse assim!

Deus se agrada dos que Lhe obedecem. "Esse é o que me ama", já disse Jesus certa vez sobre quem obedece. Mesmo que você se considere pequeno aos seus próprios olhos, para Deus sua obediência é muito preciosa. Você tem vivido uma vida de obediência a Ele? Tem pagado o preço de ter sido separado? Há propósitos maiores Dele pra sua vida, maiores do que você mesmo. Se submeta e se alegre em Deus como Maria fez!

Comentários