Mudança


Eu não sei se vocês repararam, mas no último mês eu deixei de publicar aqui em alguns dias e também atrasei publicações. Isso tem uma explicação: eu acabei de me mudar. Não mudei de cidade, mas ainda assim estou impressionado com o trabalho que dá! São muitos detalhes para resolver, muita tralha pra desfazer ou organizar, muito tempo e esforço para concluir todo o processo. Deu certo? Deu! Mas olha... cansativo. Daí extraí algumas lições pessoais, que resolvi compartilhar com vocês:


1. Mudar dá trabalho
Essa foi a primeira vez que organizei uma mudança. Antes disso, outros organizaram por mim: ou meus pais, ou os caras das lojas que entregaram e montaram os móveis quando fui morar sozinho há quase dez anos. Inclusive relatei aqui no blog o início e a descoberta de morar sozinho. Agora, foi diferente: era eu e mais eu pra organizar e encaixotar quase tudo, para ver as obras nos apartamentos, além de ter de resolver as partes burocráticas do antigo e do novo local. Deu trabalho? Deu. Valeu a pena? Sim.

2. Mudar faz um bem maior do que você imagina
Num primeiro momento só estava pensando no benefício econômico e funcional de um novo local. Contudo, após algum tempo pesquisando por imóveis para alugar (pois ainda não chegou o momento de comprar), encontrei um mais em conta e muito melhor do que o meu antigo em vários aspectos. Foi um presente de Deus! E quer saber mais? Não foi apenas uma boa decisão, mas novas perspectivas adquiridas. Respirar novos ares, estar inserido numa nova vizinhança, rearrumar as coisas, mudar a rotina: como essas coisas têm me feito bem! E você se sente desafiado a ser novo também.

3. Você tem mais coisa guardada do que tem consciência
Só quando você esvazia os armários é que você descobre. E não importa se você já jogou um bocado de coisas antigas fora nos últimos anos, pois ainda assim você achará um encarte de supermercado de 2008 no meio das suas coisas. Abra as gavetas, revise sua papelada, não pense que será um tempo em vão. Você pode se surpreender com o que vai encontrar.

4. Não tenha medo de jogar fora
Aprendi que precisamos encarar nossos entulhos e fazer uma limpa. Isso libera lugar na casa e no coração, não favorece o acúmulo de poeira e melhora nossa qualidade de vida. Quando acumulamos muito, ou quando não nos organizamos, ficamos com uma maior dificuldade de encontrar o que é importante na hora oportuna. Precisamos de menos para viver do que acreditamos precisar.

5. Escolha novas cores para um novo momento
O novo apartamento estava todo branco. Decidi então aproveitar umas tintas que tinha comprado e nunca utilizado, a fim de colorir algumas paredes. Gostei demais do resultado! É bom perceber que nossa casa tem as cores que nos agradam, que nem tudo é apenas branco. Cores falam de alegria, personalidade, vida. Você já imaginou um mundo sem cores?

6. Permita-se ser ajudado
Essa foi a maior lição que extraí. Muita gente amiga se ofereceu para ajudar, mas eu subestimei essa necessidade. Só aceitei ajuda de pouquíssimas pessoas: de uma amiga que separou malas e caixas pra mim - e como foram úteis! -, de um amigo que me ajudou a transportar coisas que tinham ficado no antigo apartamento, e da minha mãe e do meu padrasto, conforme falarei no próximo tópico. Porém teve um momento específico em que lamentei não ter "incomodado" outros amigos: quando precisei descarregar e subir de escada quatro andares várias vezes para levar o resquício de mudança. Achei que era pouca coisa, mas não era. No novo prédio não tem elevador, então tive que ter fôlego mesmo. Se tivesse aceitado ajuda, cada um levava um pouco e não ficaria cansativo pra ninguém. Mas o orgulho e a autossuficiência sempre nos sabotam - mesmo que travestidos de "não quero incomodar".

7. Sua família é o seu bem mais precioso
Minha mãe e meu padrasto me ajudaram muito - cada um do seu jeito. E meu pai também me ajudou como pode, mesmo à distância. Contudo preciso dizer que sou grato especialmente à minha mãe. Enquanto estava acompanhando algumas instalações no novo apartamento, ela terminou de embalar o que deixei pra trás no antigo local, trazendo de carro depois o que dava. Eu não teria concluído todo o processo sem ela. E até hoje ela me pergunta se ainda preciso de algo. Sabe como é isso? Amigos te ajudarão se você pedir. Mas família já está lá na brecha por você. Não pense que minha família é perfeita! Não é. Contudo é na dificuldade que descobrimos sua força e presença. E se você não tem uma família minimamente próxima, lembre-se de que Deus nos dá amigos mais chegados que irmãos. E uma família espiritual - a igreja - que também existe para esse fim. Você não está sozinho!

Enfim, é isso. Agora releia as frases em negrito e reflita se elas não são úteis para outras áreas da sua vida. Eu percebi que são para a minha. Afinal de contas, há princípios que são universais. Consagre a Deus o início, o durante e o final de cada projeto seu - e você saberá que deu tudo certo!

Comentários