Aquiete-se!

"Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: 'Aquiete-se! Acalme-se!'. O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. Então perguntou aos seus discípulos: 'Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?'. Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: 'Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?'. (Marcos 4.39‭-‬41)

Às vezes nos entristecemos, desesperamos, estressamos, e não entendemos ao certo por quê. Culpamos as circunstâncias da vida, os outros, o destino, Deus, escolhas do passado, forças sobrenaturais, a sorte. Porém muitas vezes a culpa é da nossa própria falta de fé.

Esquecemos quem Jesus é e o que pode fazer se quiser. Duvidamos do Seu caráter e, consequentemente, do Seu cuidado. Comparamos Deus a pessoas que já nos desampararam, cujo amor era condicional, cujo poder era limitado. E ficamos com medo. Ah, o medo! Ele nos paralisa. Deprime. Faz enxergar coisas que não existem. Reflitamos então sobre alguns tipos mais comuns:

1. Medo do futuro
Com frequência criamos coisas que não existem. Nos sentimos impotentes diante de gigantes em potencial. Porém esse terror do desconhecido, ainda que com alguns pressupostos reais, é falso, está apenas em nossa mente. E por um motivo bem simples: a sua vida está nas mãos de Deus e, assim como Ele está contigo hoje, estará todos os dias. Deus já está no seu futuro! Ele cuida de você! Não espere o pior, mas o melhor Dele! Caminhe debaixo desta confiança!

2. Medo da opinião dos outros
Podemos não admitir, mas nos importamos demais com a opinião alheia. E às vezes perdemos tempo e energia só imaginando o que as pessoas pensam e esperam de nós. No final das contas, são cobranças internas que não cabem em nós, então atribuímos a outros. Reflita se muito desse medo não tem a ver com isso. E ainda que existam pressões externas reais: o que importam são os pensamentos do Senhor ao seu respeito! Ele não o escolheu para você viver sob a tirania da opinião alheia, mas para que viva a liberdade de ser quem Ele te chamou para ser! E Aquele que chama capacita! Ouça pessoas que te amam, valide suas palavras no que for proveitoso, mas tenha cautela com o que é criado dentro de você.

3. Medo da sua própria fragilidade
Todos temos. É mentiroso quem disser que não, ainda que mentindo pra si mesmo. Somos imperfeitos, inseguros em muitas coisas, duvidamos de nossas capacidades, duvidamos do poder de Deus operando em meio às nossas incapacidades. E achamos que podemos colocar tudo a perder por nossos defeitos. Mas isso não é verdade! Se tem algo que pode nos afundar no mar da vida, com suas ondas de medos, é a falta de fé! Por isso confie mais Nele do que em si, e que esta confiança te mova, ainda que aos poucos, na vida. A fé sempre nos move.

Espero que esta reflexão tenha o edificado neste dia! Deus tem bonança, paz, para o seu coração! Acorde Jesus dentro de você. 'Deixe' Ele ser Deus!

Comentários