Depressão Espiritual


De cara quero esclarecer que o título acima nada tem a ver com a doença da depressão, embora pessoas que sofram com depressão patológica também possam - ou não - sofrer de depressão espiritual - e esta última muitas vezes possa levar à primeira. Esclarecido, o que seria então depressão espiritual? Depressão significa um declive, uma descida. E depressão espiritual seria uma fase de grande fraqueza espiritual, de maior vulnerabilidade, de maior inconstância na fé e, consequentemente, tentações mais difíceis de lidar.

Todo cristão verdadeiro passa por momentos de depressão espiritual. A Bíblia mostra isso ao nos apresentar personagens reais, imperfeitos, com qualidades e defeitos, que viveram momentos de glória e momentos de fracasso. E sabe de uma coisa? Isso deveria nos consolar. Não há nada como saber que Deus nos ama e continua próximo mesmo quando nós estamos distantes. Nada como confiar que Ele é apesar de quem somos ou não somos ainda. Não há nada como saber que não O surpreendemos, mas que Ele que sempre esteve e sempre estará no controle de tudo. Louvado seja o Senhor por isso!

Somos falhos, fracos. Não importa nossa reputação na igreja local, ou no trabalho, ou entre os parentes. Nem quantos dons tenhamos, ou quanto já tenhamos servido aos outros, quantas palavras bonitas já dissemos e publicamos. Só nós sabemos o quão miseráveis somos. E o quanto continuamos a precisar de Jesus Salvador a nos livrar de nós mesmos. Somos contradições ambulantes: força e fraqueza, fé e dúvidas, risos e lágrimas. E enquanto isso o Espírito Santo está trabalhando em nós.

Há lutas cotidianas, tensões frequentes e desafios progressivos em fases absolutamente normais da caminhada cristã. E existe a depressão espiritual, geralmente causada por fatores como falta de leitura bíblica, falta de oração, pecados pequenos que foram ganhando espaço e se tornaram gigantes, sentimento de autossuficiência, legalismo que não se sustenta, etc. A depressão espiritual seria um estado pior, mais demorado, com consequências mais palpáveis. Assim, vale pontuar algo muito importante: essa depressão precisa ser uma fase, nada além disso, e não um modo comum de vivermos nossa vida. Ainda que esteja sendo difícil levantar, renunciar, caminhar por fé, é imprescindível que não nos acomodemos - e lutemos por nossa vida espiritual! O arrependimento - aquele que é mais que um sentimento - continua sendo uma das marcas de um verdadeiro cristão. Peça a Deus um coração quebrantado. Ele faz tudo novo!

Comentários