Apesar dos Apesares


"Apesar de você, amanhã há de ser outro dia", já cantava Chico Buarque de Holanda. E, apesar da estrofe ser uma crítica política, ela pode valer para outras situações. Apesar da dor, da decepção, da mudança repentina. Apesar da ingratidão, da angústia, do medo. Apesar das nossas limitações, e das limitações dos outros. Apesar de tudo que nos incomoda e entristece, é preciso crer num novo dia.

Se nossa vida estivesse entregue ao acaso, seria totalmente legítimo desesperar-se e desistir. São muitos motivos. Mas, se a entregamos a Deus, é preciso respirar e continuar. Afinal, o choro é como uma noite que passa. Pesadelos não duram para sempre. O sol ainda brilha, mesmo que não vejamos. Todos os dias desponta no firmamento e nos lembra do Sol da Justiça.

Como diz outra canção do poeta Chico, "é sempre bom lembrar que um copo vazio está cheio de ar". É uma música triste e feliz ao mesmo tempo - gosto muito dela. Talvez sob uma perspectiva humana tudo falhou. Talvez hoje só sintamos o vazio, a falta, a solidão. Só sintamos a dor, a saudade, a incompreensão. Mas sob o olhar Divino a obra continua. Há um controle, um propósito maior do que enxergamos. Basta o Seu sopro de vida e tudo se cria. Apesar de você, apesar de mim, apesar do que for.

Comentários